Tefilah (oração)um estilo de vida

Sendo o judaísmo um modo de caminhar(halacha),um  estilo de vida;é comum entre os judeus praticantes manter um seguimento de  serviços  de adoração diariamente e três vezes por dia.Na  parte de noite (Ma'ariv), na parte da manhã (Shacharit) e no período da tarde (Minchah). Estas Orações diárias fazem parte de uma coletânea descrita   em um livro chamado de siddur, que deriva da raiz da palavra hebraica   "ordem", porque o siddur mostra a organização destas  orações.A palavra Sidur também tem a mesma raiz da palavra “Seder”  que se refere ao ritual que é celebrado no Pessach  em uma sinagoga ou kehilat.

Que Seu grande nome seja bendito eternamente e por todo o sempre. Que seja bendito, louvado, glorificado, exaltado, engrandecido, honrado, elevado e excelentemente adorado o nome do Santo, bendito seja Ele (Amén), acima de todas as bênçãos, hinos, louvores e consolos que possam ser proferidos no mundo, e dizei amén ( Amén).

veiatsmách purcanê vicarêv meshichê. (Congregação: Amén).
Beichaiechôn uviomêchon uvchaiêi dechôl Beit Israel, ba’ agalá uvizmãn karív veimrú Amén. (Congregação: Amén).

Yitbarách veYishtabách, veYit’paár veit’romam, veYitnassê, veYithadár veYit’alê veYit’halát, Shemê DeKud’edeshá Berich Hu. (Congregação: Amén)

Leêlá min Kol birchatá veshiratá, tus’ hbechatá
venechematá, da’amirân bealmá, veimmrú. Amen.
Yehê Shelamá Rabá min Shemayá vechayím tovinm alêinu veal col Israel veimrú. Amen.

Ossê Shalóm bim’romav, Hu yaasé Shalóm alêinu ve al col Israel veimrú Amen.

(Em voz baixa:) Baruch shem kevod malchutô leolam vaed. (descobrem-se os olhos)
Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável.
Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.
Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas.
E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza.
Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça.
Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia.
O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.
Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão.
Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder,
Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino.
O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.
O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.
Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo.
Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes.
Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras.
Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.
O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.
A minha boca falará o louvor do Senhor, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre.


O SHEMA é a bracha(oração)  mais antiga que recitamos diariamente . Esta oração  é o ajuntamento dos versículos que encontramos em  Deut. 6: 4-9, Deut. 11: 13-21, e Num. 15: 37-41. O primeiro versículo é uma ordem de Adonai para que possamos  falar da “Torá”(Palavra)"quando nos deitarmos e quando nos levantarmos,ou seja dormindo ou acordados,a tora deve estar sempre diante de nós." Desde os tempos antigos, este mandamento tem sido uma pratica diária,pela manha e a noite por todos os judeus.
No Exílio babilônico, do século 6 aC,os judeus não tinham como fazer mais o sacrifício no Templo,então ,eles formalizaram a oração do “Shema” para substituir o período dos sacrifícios que eram feitos diariamente no Templo.Ao invés de touros passaram a oferecer  ofertas de seus lábios . Havia um serviço de oração adicional no shabat e nas celebrações dos feriados festivos , para corresponder aos sacrifícios adicionais daqueles dias. Alguns sugerem que isso já pode ter sido uma prática comum entre os piedosos antes do Exílio.
Mesmo depois do exílio, esses serviços de oração continuaram em atividade diariamente. No século 5 aC , os Homens da Grande Assembléia criaram  uma oração básica, que abrangia praticamente tudo que eles gostariam de expressar em uma oração a qual é   denominada como   “ Shemoneh Esre”,  que significa "18" referente  as 18 bênçãos originalmente contidas na oração. É também conhecida como o Amidah  que significa “em pé”.Esta Tefilah (oração),  é a essência de toda a oração judaica. Esta oração é a base de todos os serviços judaicos.
As bênçãos da Shemoneh Esre é dividida em 3 grupos: três bênçãos louvando Adonai , treze são  pedidos de :perdão, redenção,  saúde,  prosperidade,  chuva no seu tempo, reunião dos exilados, etc; e três expressam  gratidão . Somando vamos encontrar 19;mas não seriam apenas 18?No sec 2 dC,em resposta as ameaças de heresias que foram sendo introduzidas ,eles fizeram um acréscimo ,pedindo a Adonai que os livrasse dos ataques destes hereges,dai veio o nome shemone esre.
Durante os serviços de oração é feito também uma leitura da Tora(5 primeiros livros da Bíblia) e os Profetas. A Torá foi dividida em 54 porções, de modo que  cada uma destas seções é lida e estudada em uma semana,  assim, teremos lido toda a torá no decorrer de um ano.
A vida judaica é conduzida diariamente também por orações adicionais que conduz cada situação na vida de um judeu. Há uma sequencia de bênçãos  que já pela manhã são feitas. Algumas pessoas recitam  estas orações em casa,pois pela dificuldade de estar na sinagoga ou kehilat ,pois  lidamos com muitas preocupações e afazeres logo quando nos levantamos pela manha, e estas coisas ocupam parte do nosso tempo ,coisas que somos obrigados a fazer diariamente.
Temos também uma seção chamada P'sukei d'Zimra (versos da canção), que inclui uma série de salmos, e hinos.Este é um momento de deleite,pois adorar com canção trás shalom e refrigério para nossas almas. 
Há também algumas orações que tem um significado pessoal. A mais importante é o Kadish, uma das poucas orações em aramaico, que louva Adonai . O kadish é conhecido pelos judeus como ‘oração dos mortos’, mas é uma declaração de fé, oração de louvor a Adonai e confiança em D-us,que abençoa e conforta os enlutados É a principal oração judaica dita diariamente nos serviços religiosos nas sinagogas, pela manhã e a tarde, apenas se houver miniam, ou seja um quorum de dez homens judeus. Segue a oração:

A oração do Kadish
«Que seja exaltado e santificado Seu grande nome (congregação: Amén), no mundo que Ele criou segundo Sua vontade. Que Ele estabeleça Seu Reino, faça vir Sua redenção e aproxime a vinda de Seu Mashiach (Amém) em vossa vida e em vossos dias e na vida de toda a Casa de Israel, pronta e brevemente, e dizei amém. (Amén)
 Que Seu grande nome seja bendito eternamente e por todo o sempre; que seja bendito.
 Que haja paz abundante emanada dos Céus, e bênção de vida sobre nós e sobre todo [o povo de] Israel; e dizei amén (Amén).
Aquele que estabelece (nos dez dias entre Rosh Hashaná e Yom Kipur, acrescenta-se: “a”) paz em Suas Alturas, possa Ele estabelecer paz para nós e para todo Israel; e dizei amén(Amen)».

Transcrição fonética
Itgadál veitkadásh Shemé Rabá. (Congregação: Amén)
Bealmá diverá chir’utê Veiamlích Malchutê
Ie’hê Shemê Rabá mevarach leolâm ulealméi almayá.

-Outra oração importante é o  Aleinu, que é recitado em ou perto do final de cada serviço. Esta oração é uma exaltação elogiando ao Eterno

                           Esboço de Serviços
Aqui está um esboço da ordem dos serviços diários:
1)Serviço da noite (Ma'ariv)
a.     Shema e é bênçãos e passagens relacionadas
b.    Shemoneh Esre
c.     Aleinu

Orações da noite
1)Shema e as bênçãos e passagens relacionadas
. Shemá Yisrael, A-do-nai E-lo-hê-nu, A-do-nai Echad.
Veahavtá et A-do-nai E-lo-hê-cha, bechol levavechá uvchol nafshechá, uvchol meodêcha. Vehayu hadevarim haêle, asher Anochi metsavechá hayom, al levavêcha. Veshinantam levanêcha vedibartá bam, beshivtechá bevetêcha, uvlechtechá vadêrech uvshochbechá uvcumêcha. Ucshartam leot al yadêcha vehayu letotafot ben enêcha. Uchtavtam al mezuzot betêcha uvish’arêcha.


Oração do Alenu.

Alênu leshabêach laadon hacól, latêt guedulá leiotsêr bereshit, sheló assánu kegoiê haaratsót, velo samánu kemishpechót haadamá, shelo sam chelkênu hahêm vegoralênu kechol hamonam.
VAANÁCHNU COR’IM UMISHTACHAVIM UMODIM LIFNÊ MÉLECH MALCHÊ HAMELACHIM HACADOSH BARUCH HÚ.
 Shehú note shamayim veiossed árets, umoshav iecaró bashamayim mimaal, ushechinat uzó begovehê meromim. Hu Elohênu, ên od. Emét malkênu, éfes zulató, cacatuv betorato, veiadata haiom vaashevota el levavêcha, ki Adonai hu haelohim bashamayim mimaal veal haarets mitáchat, ên ód.
Veal ken necavê lecha Adonai Elohênu lir’ót meherá betif’éret uzêcha, lehaavir guilulim min haarets, vehalilim carot iecaretun, letakên olam bemalchút Shadai. Vechol benê vassar icreú vishmêcha lehafnot elêcha col rish’ê arets.
Iakíru veiedeú col ioshvê tevel, ki lechá tichrá col bérech, tishavá col lashon. Lefanêcha Adonai Elohênu ichréu veipôlu, velichvod simchá iecar itênu, vicabelú chulam et ol malchutêcha, vetimloch alehém meherá leolam vaed. Ki hamalchut shelchá hi uleolmê ad timloch bechavod cacatuv beoratêcha, Adonai yimloch leolam vaed. VENEEMAR, VEHAIA ADONAI LEMÉLECH AL COL HAÁRETS, BAIOM HAHÚ YIHIE ADONAI ECHAD USHEMÓ ECHAD.
Al tira mipáchad pit’óm umishoat reshaim ki tavo. Útsu etsá vetufar, daberu davar velo iacum, ki imanu El. Vead zicná ani hu, vead sevá ani esbol, ani assíti vaani essa vani esbol vaamalet.

É do nosso dever louvar ao Senhor de tudo, atribuir grandeza Àquele que formou o mundo desde o seu princípio; que não nos fez como as gentes de outros países e não nos estabeleceu como as outras famílias da terra; que não pôs a nossa parte como eles nem a nossa sorte como todas as suas multidões.
MAS NÓS NOS INCLINAMOS, PROSTAMOS E LOUVAMOS DIANTE DO REI DOS REIS, O SANTO, BENDITO SEJA ELE, que expandiu os céus e estabeleceu os fundamentos da terra e cujo precioso trono se firma nas alturas e a Divina Majestade do seu poder está estabelecida nos mais altos céus. Ele é nosso D’us e não outro.  Em verdade, Ele é o nosso Rei e não temos outro além Dele, pois assim foi escrito na Torá: “Sabe, pois, hoje e reflete no teu coração, que Adonai é D’us em cima nos céus e em baixo na terra, nenhum outro há”.
Portanto, esperamos, Adonai, D’us nosso, ver em breve a Majestade da Tua onipotência fazer desaparecer todas as impurezas da terra e aniquilar todos os ídolos. Com a vinda do Teu reino, Adonai, o mundo será aperfeiçoado. Todos os mortais invocarão o Teu Nome, e todos os maus, regenerados regressarão para junto de Ti. Todos os habitantes da terra saberão que todo o joelho deve flexionar-se diante de Ti, e que toda língua Te deve invocar e perante Ti Adonai, D’us nosso, eles se curvarão e prostrarão, e pela glória de Teu Nome, submeter-se-ão todos ao jugo de Teu reino, e em breve reconhecer-Te-ão como Seu Adonai, para sempre. Porque a realeza Te pertence, e Tu reinarás eternamente com glória, assim como está escrito em Tua Torah: “O Eterno reinará para sempre”. E ESTÁ ESCRITO: ADONAI SERÁ RECONHECIDO REI DE TODA A TERRA, E NESTE DIA ADONAI SERÁ UM E O SEU NOME UM.
Não tema o terror súbito e a destruição dos iníquos, quando esta vier. Conspirem um plano, mas será frustrado; tramem um conluio, mas não se realizará, pois D’us está conosco. Até tua velhice Eu estou (contigo); até tua senilidade Eu te sustentarei; Eu te fiz, Eu te conduzirei; Eu te sustentarei e te libertarei.

-Salmo 134
Cântico de ascensão. Bendizei ao Eterno, todos vós, Seus servos, que permaneceis em Sua casa pelas noites adentro.Estendei para o Santuário vossas mãos e bendizei ao Eterno.E que de Tsión vos responda o Eterno, que criou o céu e a terra com Sua bênção.

Em hebraico
Shir hamaalot hinê (Salmo 134)
Shir hamaalot, hinê barechú et Adonai col ovdê Adonai, haomedim bevêt Adonai balelot. Seú iedechém códesh uvarechú et Adonai. Ievarechechá Adonai mitsión, ossê shamáyim vaárets.Adonai tsevaot imanú, misgav lánu Elohê Iaacov sela. (3 vezes) Adonai tsevaot, ashrê adam botêach bach (3 vezes)
Adonai hoshía, hamélech iaanênu veiom cor’enu. (3 vezes)
Hoshía et Amêcha et nachalatêcha ureem venessem ad olam. Mi yiten mitsioniesshuat Yiesrael beshuv Adonai shevut amo, iaguel Iaacov, yismach Yisrael. Beshalom iachdav eshkeva veisham, ki ata Adonai levêtach toshivêni. Ioman Ietsavê Adonai chasdo, uvalaila shiró imi, tefila leel chaiai. Uteshuat tsadikim meadonai, mauzam tsara. Vaiazerem Adonai vaiefaltem mereshaim veioshiem ki chássu vo.


Serviço de manhã (Shacharit)
Shiviti Adonai lenegdi tamid “Tenho posto sempre o Eterno diante de mim”
                               Modê Ani
Agradecer ao Eterno por ter-nos devolvido a nossa alma orando:
‘Modê (mulheres: MODÁ) ani lefanêcha melech chai vecaim Shejecjezária bi mishmatí bechemlá, rabvá emunatêcha.”
” Dou graças perante Ti, ó Rei vivo e existente, que devolveste a minha alma com piedade, grande é a nossa fé em Ti.”

Bênção Asher Iatsá (Que Formaste)

“Baruch ata Adonai Elohênu mélech haolam, iatsár et haadam bechochmá, uvará no necavim, chalulimchalulim. Galui veiadúa lifnê chissê chevodêcha, sheím yipatêach echad mehem ô yissatêm echad mehem, iefshar lehitcaiêm velaamod lefanêcha afílu shaá echat. Baruch ata Adonai, rofê chol bassar umaflí laassóf.”

” Bendito sejas tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que formaste o homem com sabedoria e criaste nele órgãos com orifícios. Revelado e sabido é perante o Teu glorioso trono que, se um órgão aberto se fechar ou um órgão fechado se abrir, o ser humano não sobreviverá nem uma hora. Bendito sejas Tu, Eterno, que saras toda a carne e fazes maravilhas.”

Bênção Neshamá (A Alma)
Elohai, neshamá shenatáta bi, tehorá hi. Atá veratáh, Atá yetsartáh, Atá nefachtáh bi, veatá meshameráh bekirbi; ve’Atá atid liteláh mimêni, ul’hachaziráh bi leatid lavo. Col zeman shehaneshamá bekirbi, mode
(mulheres: moda)
ani lefanêcha, Adonai Elohai, v’Elohê avotai, Ribon col hamaassim, Adon col haneshamot.Baruch Atá Adonai, hamachazir neshamot lifgarim metim.
Ó meu D’us, a alma que me deste é pura. Tu a criaste, Tu a formaste, Tu a sopraste em mim e Tu a preservas dentro de mim; e Tu, no futuro, a tomarás de mim, mas a devolverás a mim num futuro vindouro. Enquanto a alma estiver dentro de mim, eu Te agradeço, Adonai, meu D’us e D’us de meus antepassados, Mestre de todas as obras, Senhor de todas as almas. Bendito és Tu, Adonai, que devolve almas a corpos mortos.

 Bênçãos da Manhã
 Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, hanoten lassêchvi viná lehavchin bem yom uven láila.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que dá ao galo o entendimento para distinguir entre o dia e a noite.
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, shelô assáni áved.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que não me fez servo.
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, shelô assáni ishá (a mulher substitui “shelô aasáni ishá” por: sheassáni kirtsonô).
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que não me fez mulher (a mulher substitui “que não me fez mulher” por: que me fez conforme Sua vontade).
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, pokêach ivrim.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que abre os olhos dos cegos.
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, matir assurim.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que liberta os amarrados.
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, zokef kefufim.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que ergue os curvados.
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, malbish arumim.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que veste os desnudos.
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, hanoten layaef côach.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo,que dá força ao fatigado.
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, rocá haárets al hamáyim.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que estende a terra sobre as águas.
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, hamechin mits’adê gáver.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que dirige os passos dos homem
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, sheássa-li col tsorki.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que proveu para mim todas as minhas necessidades.
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, ozer Israel bigvurá.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo,que cinge Israel com força.
Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, oter Israel betf’ará.
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo,que coroa Israel com glória.

Shemá
Sh’ma Israel Adonai Eloheinu, Adonai Echad.
Ouve, ó Israel, Adonai é nosso D’us, Adonai é Um.
Em Voz Baixa:
Baruch shem k’vod mal’chuto l’olam vaed.
Bendito seja o Nome do seu glorioso reino por toda a eternidade.

Veahavtá
V’ahavta et ADONAI elohecha b’chol l’vav’cha uv’chol naf’sh’cha uv’chol m’odecha. V’hayu had’varimha’eileh asher anochi m’tzav’cha hayom al l’vavecha. V’shinantam l’vanecha v’dibarta bam b’shiv’t’cha b’veitecha uv’lech’t’cha vaderech uv’shoch’b’cha uv’kumecha. Uk’shartam l’ot al yadecha v’hayu l’totafot bein einecha uch’tav’tam al m’zuzot beitecha uvish’arecha. L’ma’an tizk’ru va’asitem et kol mitz’votaiv’hiyitem k’doshim leiloheichem. Ani ADONAI eloheichem asher hotzeiti et’chem me’eretz mitz’rayiml’hiyot lachem leilohim. Ani ADONAI eloheichem.

E amarás Adonai teu D’us de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todo o teu recurso. Que estas palavras que Eu vos ordeno hoje estejam sobre teus corações. Ensinem-nas diligentemente a teus filhos e falem delas enquanto sentam em vossas casas, enquanto andam o caminho, e quando se levantarem e quando se deitarem. Atem-nas como sinal sobre os vossos braços e que elas sejam como frontais entre os vossos olhos. E escrevam-nas nos portais de vossas casas e nos vossos portões. Sede atentos a todos os meus mandamentos e os cumpram; para vos consagrarem ao Seu D’us. Eu Adonai sou o Vosso D’us, que os tirou do Egito para ser Seu D’us. Eu Adonai sou o Vosso D’us.

Vayomer
Vayomer Hashem el Moshe lemor: Daber el-benei Yisarel v’amarta aleihem v’asu lahem tzitzit al kanfeivigdeihem l’dorotam. Venat’nu al tzitzit hakanaf petil techelet. V’haya lachem l’tzitzit ur-item oto uz-chartem et kol mitzvot ADONAI va-asitem otam; Velo taturu acharei l’vavchem v’acharei aineichem, asher-atemzonim achareihem. Lemaan tizk’ru va-asitem et kol mitzvotai vih-yitem kedoshim l’Elocheichem. AniADONAI Elokeichem asher hotzeiti etchem mei-eretz Mitzrayim lih-yot lachem l’Elokim ani HashemElocheichem. Emet.
 E o S-NHOR falou a Moshe dizendo: Fala aos Filhos de Israel e diz a eles que eles devem fazer para eles tzitzit nos cantos de suas vestes, através das suas gerações. E eles devem colocar sobre o tzitzit de cada canto um cordão azul. E isto será tzitzit para vocês, para que os vejam e lembrem-se de todas as mitzvot (mandamentos) de ADONAI e os cumpram; E não explore seguindo o seu coração e seguindo os seus olhos que os farão desviar.Para que vocês possam lembrar e cumprir todas as Minhas mitzvot (mandamentos); e serem santos ao vosso D-us. Eu sou o S-NHOR, vosso D-us, Quem te tirou da terra do Egito para ser D-us perante vós; Eu sou o S-NHOR vosso D-us. Isto é verdade.

Adon olam
Adon Olam asher malach, beterem kol yetzir nivra.Le-et na-asah vecheftzo kol, azai melech shemo nikra.Ve-achare kichlot hakol, levado yimloch nora.Vehu hayah, vehu hoveh, vehu yih-yeh betifarah.Vehu echad, ve-eyn sheni, lehamshil lo lehachbirah.Beli reishit, beli tachlit, velo ha-oz vehamisrah.Vehu Eli, vechai go-ali, vetzur chevli be-et tzara.Vehu nisi u-manos li, menat kosi beyom ekra.Beyado afkid ruchi, be-et ishan ve-airah.Ve-im ruchi geviyati, Adonai li, velo ira.

Senhor do Universo, Que reinou antes de qualquer forma ser criada. No momento em que a Sua vontade trouxe tudo à existência, então como ‘Rei’ o Seu Nome foi proclamado Depois de tudo ter deixado de existir, Ele, o Temido, reinará sozinho. É Ele que era, que é, e que permanecerá, em esplendor. Ele é Único, não existe segundo que se compare a Ele para se declarar Seu igual.Sem princípio e sem fim, dEle é o poder e o domínio.
Ele é o meu D’us e meu Redentor vivo, a Rocha para a qual eu fujo em tempos de tribulação. Ele é o meu estandarte e o meu refúgio, que me responde no dia que eu clamo a Ele. Nas Suas mãos eu confiarei o meu espírito quando eu adormecer – e eu acordarei! E mesmo que meu espírito se vá, Adonai é comigo, e eu não temerei.

2)Serviço tarde (Minchah)

Ashrei (Salmo 145)
Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
Shemoneh Esre
Shemonê Esrê – Amidá –
A Grande Oração Ó Senhor, abre os meus lábios e minha boca proclamará o Louvor a Ti!

1ª Benção - Benção dos Patriarcas Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D-us e D-us de nossos pais; D-us de Abraão, D-us de Isaac e D-us de Jacob, o Grande, o Poderoso e Temível D-us; Altíssimo D-us que outorga bondades, que tudo cria e que recorda os atos de bondade dos Patriarcas e que contra grande amor fará vir um Redentor aos filhos de seus filhos, por amor do Seus nome. Ó Rei, Auxiliador, Salvador e Escudo! Bendito sejas Tu, Eterno, Escudo de Abraão

 2ª Benção - Benção do Todo-Poderoso Tu, Eterno, és Poderoso para sempre; Tu ressuscitas os mortos; Tu és Poderoso para salvar. (Tu fazes soprar o vento e cair a chuva). Tu sustentas os vivos com amorosa bondade, Tu ressuscitas os mortos com imensa misericórdia, amparas os que estão caindo, cura os doentes, libertas os cativos e cumpres a Tua promessa aos que dormem no pó. Quem é como Tu, ó Poderoso?

 3ª Benção - Benção da Santificação de D-us Tu és santo e Teu Nome é santo; e seres santos Te louvam diariamente por toda a eternidade. Bendito sejas Tu, Eterno, D-us santo.

4ª Benção - Benção da Sabedoria Tu graciosamente dás o conhecimento ao homem e ensinas aos mortais a compreensão. Concede-nos, graciosamente, de Ti, sabedoria, compreensão e conhecimento. Bendito sejas Tu, Eterno, que dás graciosamente o conhecimento.

 5ª Benção - Benção do Arrependimento Faze-nos retornar, nosso Pai, à Tua Torá;  aproxima-nos, nosso Rei, do Teu serviço e traze-nos de volta a Ti com arrependimento de todo coração. Bendito sejas Tu, Eterno, que desejas apenitência. (Teshuvá)

 6ª Benção - Benção do Perdão Perdoa-nos, nosso Pai,  pois temos pecado; redime-nos, nosso Rei, pois temos transgredido; pois Tu és um D-us bom e que desculpa. Bendito sejas Tu, Eterno, clemente que perdoa em abundância.
 7ª Benção - Benção da Redenção Observa, por favor, nossa aflição e trava nossa batalha; redime-nos rapidamente pelo Teu   Nome, pois Tu és poderoso D-us redentor. Bendito sejas Tu, Eterno, Redentor de Israel.

 8ª Benção - Benção da Cura
 Cura-nos, Eterno, e seremos curados, salva-nos e seremos salvos; pois Tu é o nosso louvor. Concede cura e remédio total a todas as nossas feridas; pois Tu, Rei Todo-Poderoso, és Aquele que cura, fidedigno e misericordioso. Bendito sejas Tu, Eterno, que cura os enfermos de Teu Povo Israel.

 9ª Benção - Benção do Sustento
 Abençoa para nós, Eterno, nosso D-us, este ano e toda a variedade de sua colheita para o bem; e outorga (no Verão Boreal): ‘bênção’, (ou no Inverno Boreal); ‘orvalho e chuva para  benção sobre a face da terra. Sacia-nos com a Tua bondade e abençoa nosso ano como  outros bons anos para benção; pois Tu és um D-us generoso que outorga bondade e abençoa  os anos. Bendito sejas Tu, Eterno, que abençoa os anos.

 10ª Benção - Benção da Reunião da Diáspora
 Fazer soar o grande shofar para a nossa liberdade; ergue um estandarte para reunir os nossos  exilados e recolhe-nos dos quatro cantos do mundo para a nossa terra. Bendito sejas Tu,  Eterno, que reúne os dispersos (os exilados) do Seu povo Israel

 11ª Benção - Benção do Retorno à Justiça
 Restaura nossos juízes como outorga e nossos conselheiros com em tempos antigos; remove de nós tristeza e suspiro e reina sobre nós, Tu somente, Eterno, com bondade e compaixão, com retidão e justiça. Bendito sejas Tu, Eterno, Rei que ama retidão e justiça.

 12ª Benção - Benção contra os Hereges
 Que não haja esperança para os delatores e que todos os hereges e todos os perversos pereçam instantaneamente; que todos os inimigos de Teu Povo sejam rapidamente extirpados e que desarraigues, quebres, esmagues e subjugues o reinado da iniquidade rapidamente em nossos dias. Bendito sejas Tu, Eterno, que quebra os inimigos e subjuga os iníquos

 13ª Benção - Benção dos Justos
 Que se despertem Tuas misericórdias, Eterno, nosso D-us, para os justos, devotos e anciãos de Teu povo, a Casa de Israel, para os remanescentes de seus sábios, justos prosélitos (convertidos) e para nós. Concede ampla recompensa a todos que verdadeiramente confiam em Teu nome, e coloca nosso destino junto a eles; que jamais sejamos envergonhados, pois depositamos confiança em Ti. Bendito sejas Tu, Eterno, suporte esegurança dos justos

 14ª Benção - Benção da Reconstrução de Jerusalém
 E retorna com misericórdia a Jerusalém, Tua cidade, e mora nela como Tu prometeste; estabelece rapidamente o trono de David, Teu servo, e a reconstrói, breve em nossos dias, como uma edificação eterna. Bendito sejas Tu, Eterno, que reconstrói Jerusalém

 15ª Benção - Benção do Messias, Filho de David
 Faz o rebento de David, Teu servo, florescer rapidamente e aumenta o seu poder através de Tua salvação, pois por Tua salvação ansiamos todo o dia. Bendito sejas Tu, Eterno, que faz florescer o poder da salvação

 16ª Benção - Benção "Ouve as Orações"
 Ouve nossa voz, Eterno, nosso D-us; misericordioso Pai, tem compaixão de nós e aceita nossas preces com misericórdia e favor, pois Tu és D-us que ouve as preces e as súplicas; não nos despeças de Ti de mãos vazias, nosso Rei, pois Tu escutas as preces de todos. Bendito sejas Tu, Eterno, que ouve a prece

 17ª Benção - Benção do Serviço
 Observa favoravelmente, Eterno, nosso D-us, Teu povo Israel a atende sua prece; restaura o serviço ao Teu Santuário e aceita com amor e favor as oferendas de fogo (sacrifícios) de Israel e suas preces; e que o serviço de Teu Povo Israel seja sempre bem aceito. Que nossos olhos possam ver Teu retorno a Tsion misericordiosamente. Bendito sejas Tu, Eterno, que restaura Tua Presença Divina a Tsion

 18ª Benção - Benção de Louvor
 Reconhecemos com gratidão que Tu és o Eterno, nosso D-us e o D-us de nossos pais, para todo sempre. És a força de nossa vida, o escudo de nossa salvação em toda geração. Te agradeceremos e relataremos Teu louvar à noite, de manhã e ao meio-dia, por nossas vidas que estão entregues a Tua mão, por nossas almas que estão depositadas em Ti, por Teus milagres que estão conosco diariamente e por Tuas maravilhas e benevolências a todo momento. Tu és Bom, pois Tuas misericórdias nunca cessam; e és o Misericordioso, pois Tuas bondades jamais terminam; porque sempre depositamos nossa esperança em Ti. E, por tudo isto, que Teu Nome, nosso Rei, seja abençoado, exaltado e enaltecido, por toda a eternidade. E que todos os seres vivos Te agradeçam para sempre e louvem Teu grande Nome eternamente, pois Tu és bom. Eterno, Tu és nossa salvação e ajuda perpétua, ó Senhor benevolente. Bendito sejas Tu, Eterno, Benéfico é Teu Nome e a Ti é adequado agradecer.

19ª Benção da Paz Conceda a paz, bem-estar, benção, graça, bondade e misericórdia para nós, e a todo o Israel,


teu povo. Abençoa-nos, ó nosso Pai, mesmo todos nós juntos,com a luz da tua face, pois, à vida benignidade, e justiça, bênção, vida a misericórdia e a paz, e o meu seja bom aos teus olhos para abençoar o teu povo Israel em todos os momentos e em todas as horas com a tua paz.Bendito és Tu, ó Eterno, que abençoa o teu povo Israel com paz.   

Postagens mais visitadas deste blog

Como é o Ministerio Judaico Beth Chofesh?

Torá ou Lei?